SUGESTÕES
DE JOGOS PARA INTERVENÇÃO A ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
As funcionalidades do jogar: transformar problemas,
analisar ações, menor independência, maior interação, buscar soluções, melhorar
estratégias.
Pp. Adaildes Cristina S. de O. Santos
Tipos de jogos:
Jogos de Exercício
A principal característica da ação exercida pela criança no período
sensório motor é a satisfação de suas necessidades. Piaget observou as condutas
das crianças pequenas e delas depreendeu que havia um objetivo na repetição
incessante das mesmas ações: divertir e servir como instrumento de realização
de um prazer em fazer funcionar, exercitar estruturas já aprendidas. Este tipo
de brincadeira dá à criança um sentimento de eficácia e poder.
O jogo de exercício é definido por ele com característico desta fase
sensório-motora. Entretanto, o ser humano não deixa de jogá-lo só porque cresce
e se torna adulto. A cada nova aprendizagem ele volta a utilizar jogos de
exercícios, necessários à formação de esquemas de ação úteis ao seu desempenho,
pois o jogo de exercício não objetiva a aprendizagem em si, mas a formação de
esquemas de ação, de condutas, de automatismo. Por isso, jogá-lo só é
necessário para este fim, pois fica cansativa e enfadonha a repetição de ações
já interiorizadas.
Jogos Simbólicos
Este tipo de jogo predomina dos 2 aos 7 anos de idade, ou seja, no
período pré-operatório de pensamento.
No jogo simbólico a criança já é capaz de encontrar o mesmo prazer que
tinha anteriormente lidando agora com símbolos. É a época do "faz de
conta", da representação, do teatro, das histórias, nas quais uma coisa
simboliza outra: um pedaço de pau "vira" cavalo; vestir uma capa
transforma em super-homem; representar o papel de mãe ao brincar de bonecas,
dentre outros exemplos.
Os jogos simbólicos têm as seguintes características:
Liberdade total de regras (a não ser aquelas criadas pela própria
criança);
Desenvolvimento da imaginação e da fantasia;
Ausência de objetivo ( brincar pelo prazer de brincar);
Ausência de uma lógica da realidade;
Assimilação da realidade ao "eu" (a criança adapta a realidade
a seus desejos. EX: se presencia uma briga entre os pais, vai brincar de
casinha e resolve o conflito por meio dos bonecos.
A criança é capaz deste jogo porque já estruturou sua função simbólica,
ou seja, já produz imagens mentais, já domina a linguagem falada, que lhe
possibilita usar símbolos para substituir os objetos. Quando joga jogos
simbólicos ela tem a possibilidade de vivenciar aspectos da realidade muitas
vezes difíceis de elaborar : a vinda de um irmãozinho, a perda de um genitor, a
mudança da escola...Pode lidar com as situações desejantes ( ser um
super-homem), penosas ( separação dos pais ), com situações do passado,
enfrentar problemas do presente e antecipar consequências de ações no futuro.
Jogo de regras
Os jogos de regras são o coroamento da experimentação da criança com as
transformações a que ela chegou quando atingiu a reversibilidade de pensamento
operatório concreto. Neles existe o prazer do exercício, o lúdico do
simbolismo, a alegria do domínio de categorias espaciais e temporais, os
limites que as regras determinam a socialização de condutas que caracteriza a
vida adulta.
Os jogos de regras são segundo Piaget, "a atividade lúdica do ser
socializado".
Um jogo de regras pressupõe uma situação problema, uma competição por
sua resolução e uma premiação advinda desta resolução. As regras orientam as
ações dos competidores, estabelecem seus limites de ação, dispõem sobre as
penalidades e recompensas. Elas são as "leis" do jogo .
Ao jogar jogos de regras as crianças assimilam a necessidade de
cumprimento das leis da sociedade e das leis morais da vida.
Para ser enquadrado como um jogo de regras são necessárias as seguintes
características:
Que haja um objetivo claro a ser alcançado;
Que existam regras dispondo sobre este objetivo;
Que existam intenções opostas dos competidores;
Que haja a possibilidade de cada competidor levantar estratégias de
ação;
Os jogos de regras são necessários para que as convenções sociais e os
valores morais de uma cultura sejam transmitidos a seus membros.
O jogo provoca um conflito interno, a necessidade de buscar uma saída, e
desse conflito o pensamento sai enriquecido, reestruturado e apto a lidar com
novas transformações.
Fonte: atividadespedagogicasprofgracilene.blogspot.com.br/2012/07/sujestoes-de-jogos-para-intervencao.html
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