DINÂMICAS PARA
VOLTA ÀS AULAS EDUCAÇÃO INFANTIL
Algumas sugestões
de dinâmicas para recepcionar e integrar a turma no primeiro dia de aula.
Com dinâmicas divertidas, você professor apresenta a escola aos alunos, aproxima colegas de classe e contribui para que todos se sintam acolhidos dentro do novo grupo. Primeiro dia de aula. A turma toda está na expectativa para saber quem serão os novos professores. Muitos alunos nunca se viram ou mal se conhecem. Para formar um grupo unido, bem relacionado e em sintonia com você, esqueça a velha tática de dar bom dia, fazer as apresentações e entrar no conteúdo. Confira a seguir as atividades de integração para diversos níveis de estudo.
Como é meu colega
Diga à classe que todos vão ganhar um "retrato". Pregue na parede uma
folha de papel Kraft da altura da criança. Posicione o aluno de modo que fique
encostado na folha e, com um lápis, desenhe o contorno do corpo dele. Estimule
a turma a dizer como é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a
atividade, repita muitas vezes o nome do aluno, para que os colegas memorizem.
Faça o "retrato" de todos. Por fim, peça a um colega que desenhe o
seu contorno, repetindo o processo de observação, para que as crianças também
se familiarizem com você. Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo. Nos
dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem é cada um dos colegas
desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma salva de palmas. Deixe
os papéis expostos por algum tempo. É importante para os pequeninos que suas
produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente.
Recomendado para: Educação InfantilOs materiais que vamos usar:
Esconda na sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do cotidiano da meninada. Pode ser, por exemplo, livros, jogos, pincel, tesoura ou um pouco de argila. Peça às crianças que procurem, em duplas, pelos objetos. Isso já estimula a cooperação entre elas. Oriente a busca dizendo "quente", se o que procuram está perto, "morno", se está a uma distância média, ou "frio", quando estiver longe. Depois que todos os pacotes forem encontrados, pergunte que atividades podem ser feitas com os materiais e aproveite para explicar melhor a função de cada um. Mostre como e onde eles ficarão guardados, chamando a atenção para a importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado.Recomendado para: Educação Infantil
Meu nome é...
Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma
roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das
letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas
percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com
crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a
um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares).
Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos
alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem
não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os
desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os
alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer
uma lista de suas preferências.
Recomendado para: Educação InfantilQuem é meu professor?
Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor. Divida-os em
grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres. Diga que as
perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de
profissão ou onde mora, por exemplo. Prontas as questões, sente-se num local da
sala onde todos possam vê-lo bem para respondê-las. Avise que todos deverão
trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles
prestam atenção. Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção
escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário. Proponha
essa atividade depois de promover a apresentação e o reconhecimento do espaço
físico da escola (a seguir).
Recomendado para: 1ª à 4ª sériesTurismo na escola
Se a sua turma for de 1ª a 4ª série, divida os alunos em grupos. Esse é um bom
momento para integrar os novatos. Deixe-os junto aos veteranos, que devem se
comportar como verdadeiros guias e anfitriões. Em cada folha de papel, descreva
um local da escola, coloque os textos em uma caixa e organize um sorteio. Cada
grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito. Em seguida,
desafie os grupos a encontrar os locais sorteados. Chegando ao destino, os
alunos desenham o ambiente com o máximo de detalhes, escrevem o nome dos
funcionários que trabalham lá e a sua função. De volta à classe, os grupos
trocam observações e registros e expõem suas produções. Num segundo momento,
peça a eles que produzam um mapa da escola (com a sua ajuda, é claro) numa
folha de cartolina. Em cada local específico do mapa, os desenhos são fixados.
Estimule os grupos, nos dias seguintes, a visitar as dependências que ainda não
foram percorridas. Em turmas de 5ª a 8ª séries, a garotada pode fotografar
esses lugares e fazer entrevistas mais longas com os funcionários. Nesse caso,
você não precisa fazer o mapa e pode pedir textos detalhados sobre os diversos
"pontos turísticos" da escola.
Recomendado para: 1ª à 8ª sériesDireitos e deveres
Já nos primeiros dias, estabelecer os famosos combinados pode evitar
problemas e garantir um bom relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo
com a garotada o que espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de
trabalhar em grupo para alcançar esses objetivos. Formule com todos (e escreva
no quadro) a continuação das seguintes frases: "Temos direito a..." e
"Somos todos responsáveis por...". Lembre-se de que a declaração de
direitos e deveres deve ser inspirada nas normas gerais da escola - que os
alunos precisam conhecer - e ser focada no que deve ser feito, e não no que é
proibido. A etapa seguinte é descobrir o que as outras turmas da escola
combinaram. A troca de informação, além de enriquecer os tratados feitos por
eles, promove a integração com colegas de outras classes. Ao terminar, peça a
cada um que copie os tratados e cole na agenda. Assim, o texto estará sempre à
mão. Além disso, os estudantes podem produzir dois grandes cartazes em
cartolina para pendurar na parede da classe.
Recomendado para: 1ª à 8ª sériesO que vamos aprender
Todo ano é a mesma coisa: o que esperar da série que se inicia? Uma situação
desconhecida sempre dá um friozinho na barriga. Para baixar a ansiedade da
meninada, registre no quadro algumas dúvidas e expectativas do grupo sobre o
trabalho na nova classe e convide alguns estudantes da série seguinte para
respondê-las. Deixe que falem livremente sobre as suas impressões e vivências
como ex-aluno da série. Esse intercâmbio, logo no início, deixa a turma mais
tranqüila e segura e valoriza a cooperação e a interação entre diferentes
classes.
Recomendado para: 1ª à 8ª séries
O que penso ou sinto sobre...
Recomendado para: 1ª à 8ª séries
O que penso ou sinto sobre...
Inspirado em conteúdos transversais a ser trabalhados ao longo do ano, escolha
imagens extraídas de revistas ou jornais: animais em extinção, diferentes
profissionais em ação, crianças numa fila de vacinação, mesa com alimentos
saudáveis, indivíduos em situações precárias de vida, produtos tecnológicos
modernos, mulher grávida, entre outras. Entregue uma para cada aluno e peça que
escrevam o que sentem ou pensam sobre a imagem. Isso possibilitará conhecer o
nível do texto com relação a coesão, coerência, adequação gramatical e
ortográfica e vocabulário. Além disso, você vai conhecer gostos, sentimentos,
histórias de vida e percepção de mundo dos adolescentes.
Recomendado para: 5ª à 8ª sériesO que vou aplaudir?
Organize os alunos
em duplas e selecione temas para ser discutidos. Por exemplo: Brasil,
reciclagem de lixo, internet, camisinha, desemprego, Sol, música. Escreva a
lista no quadro-negro e em pedaços de papel, que são colocados num saquinho.
Cada dupla sorteia um, vai até a lousa e diz se aplaude ou não o tema sorteado.
Peça que cada um justifique sua opinião. Um deve complementar a fala do outro
expressando tudo o que sabem sobre o assunto. Com essa atividade, você poderá
avaliar o conhecimento do grupo, seu nível de expressão e argumentação e
descobrir quais são seus interesses. Essas informações serão valiosas para o
seu planejamento. Recomendado para: 5ª à 8ª séries
As dinâmicas a
seguir você pode adaptar com maior ou menor grau de dificuldade, de acordo com
a série aplicada.
Círculo Fechado
Objetivo: exclusão
dos colegas
O Professor pede a dois ou três alunos que saiam da sala por alguns instantes.
Combinar com grupo que fica que eles devem formar um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixar de forma nenhuma os outros (que estão fora da sala) entrar neste círculo.
Enquanto o grupo se arruma o Professor combina com os que estão fora que eles devem entrar na sala tentar se integrar ao grupo que está lá.
Depois de alguns minutos de tentativa, discutir com o grupo como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo.
Muitas vezes formamos verdadeiras "panelas" e não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio.
Expectativas
O Professor pede a dois ou três alunos que saiam da sala por alguns instantes.
Combinar com grupo que fica que eles devem formar um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixar de forma nenhuma os outros (que estão fora da sala) entrar neste círculo.
Enquanto o grupo se arruma o Professor combina com os que estão fora que eles devem entrar na sala tentar se integrar ao grupo que está lá.
Depois de alguns minutos de tentativa, discutir com o grupo como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo.
Muitas vezes formamos verdadeiras "panelas" e não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio.
Expectativas
Objetivo:
quebra-gelo
Material: bolas de inflar (bexiga), caneta permanente (tipo para retroprojetor).
Iniciar com as boas vindas ao grupo
Distribuir as bolas e pedir que encham e fechem com um nó. Cada um deve escrever sobre a bola, com caneta para retroprojetor uma frase ou palavra que expresse suas expectativas sobre o novo ano
Material: bolas de inflar (bexiga), caneta permanente (tipo para retroprojetor).
Iniciar com as boas vindas ao grupo
Distribuir as bolas e pedir que encham e fechem com um nó. Cada um deve escrever sobre a bola, com caneta para retroprojetor uma frase ou palavra que expresse suas expectativas sobre o novo ano
A medida em que
acabam de escrever, levantam-se e brincam entre si com as bolas, sem deixar que
estourem. Ao sinal, cada um pega uma das bolas, qualquer uma, e formam grupos
de acordo com a cor da bexiga. O grupo lê o que está nos balões e conversa a
respeito.. Pendurar os balões e deixar pendurado durante toda a semana
Garrafa dos elogios
Material: Uma
garrafa vazia (pode ser de refrigerante). O grupo deve sentar formando um
círculo.
O Professor coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar
rapidamente, quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém. O
Professor dirá uma palavra de boas vindas, estímulo ou elogio à essa pessoa.
A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar para quem
ela apontar e assim sucessivamente
Grande Abraço
Coloque uma música
de fundo e peça para que os alunos andem aleatoriamente.
Sem seguida peça para que formem duplas e após pedir para que se abracem. Devem
voltar a caminhar só que agora em duplas. Como próximo comando pedir para que
as duplas se abracem formando grupos de quatro integrantes e assim
sucessivamente até formar um grande abraço com toda a turma.
Objetivo: confiança
que temos que ter no amigo, espírito de equipe e valorização de pessoas.
Pedir para o grupo de posicionar um de costas para o outro, ombro a ombro. Em seguida pedir para que cada dupla se abaixe até o chão sem colocar as mãos no chão. Alguns vão cair, outros vão conseguir.
Fechar falando da confiança que temos que ter no amigo, sobre o espírito de equipe e valorização das pessoas.
Chega mais
Objetivo: O objetivo dessa dinâmica é a aproximação com as pessoas, conquistar confiança e principalmente o respeito.
Os alunos deverão andar soltos pela sala ou pátio ouvindo uma música. O Professor dará os comandos no momento em que pausar a música. Poderá iniciar pedindo que cada um cumprimente com um aperto de mãos o colega que estiver à sua frente. A música volta a tocar e ao pausá-la novamente poderá pedir que cumprimente o colega que está à sua frente dando tapinhas no ombro ou nas costas, e assim por diante até terminar em um forte abraço.
Pedir para o grupo de posicionar um de costas para o outro, ombro a ombro. Em seguida pedir para que cada dupla se abaixe até o chão sem colocar as mãos no chão. Alguns vão cair, outros vão conseguir.
Fechar falando da confiança que temos que ter no amigo, sobre o espírito de equipe e valorização das pessoas.
Chega mais
Objetivo: O objetivo dessa dinâmica é a aproximação com as pessoas, conquistar confiança e principalmente o respeito.
Os alunos deverão andar soltos pela sala ou pátio ouvindo uma música. O Professor dará os comandos no momento em que pausar a música. Poderá iniciar pedindo que cada um cumprimente com um aperto de mãos o colega que estiver à sua frente. A música volta a tocar e ao pausá-la novamente poderá pedir que cumprimente o colega que está à sua frente dando tapinhas no ombro ou nas costas, e assim por diante até terminar em um forte abraço.
FONTE:
http://www.educacaoadventista.org.br/blog/professorathabata/index.php?op=post&idpost=58&titulo=Dinamica+-+Primeiro+dia+de+aula
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