SEU
FILHO TEM DIFICULDADE PARA APRENDER?
Como identificar e
tratar problemas de aprendizagem nos pequenos
O início do ano letivo vem carregado de muitas expectativas e também
pode significar uma nova etapa no desenvolvimento da criança. Imagine a
surpresa dos pais quando são chamados na escola e informados que seu filho
apresenta "problemas de aprendizagem", ou que não está conseguindo
acompanhar a turma. Esta informação pode alterar a dinâmica familiar, gerando
preocupação e insegurança a respeito do futuro desta criança.
Essas dificuldades são encontradas em aproximadamente 15% da população
escolar. São crianças que não conseguem aprender da mesma forma que outras,
apesar de possuírem, uma inteligência normal. Elas têm um perfil cognitivo
diferente, um estilo diferente de aprender, mas, nem por isso, são menos
criativas e capazes que as demais.
MAS O QUE É DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM?
Basicamente essas dificuldades são apresentadas em função de uma
situação orgânica ou psicológica que envolve a memorização, o armazenamento de
informação por parte da criança e, muitas vezes, a sua concentração.
Entendemos por situação orgânica ou impedimento orgânico aquelas
dificuldades cujas causas advêm em função de déficits, transtornos, até quadros
de baixa auditiva e visual. Por outro lado, as causas psicológicas podem estar
relacionadas a um trauma emocional sofrido ou vivenciado pela criança, podem
também estar relacionadas à não existência de um vínculo afetivo com seus
educadores. Até mesmo dificuldades provenientes a técnicas, métodos e ações
educacionais inadequadas, que dificultem alguns conhecimentos. Sem eles, não é
possível acompanhar as atividades e o conteúdo escolar, pois a sequência
didática já se perdeu e, sozinhos, estes alunos não conseguem fazer o resgate e
o acompanhamento destes saberes.
Confira algumas características que poderão ser observadas em crianças
com dificuldades de aprendizagem:
Em relação ao aspecto cognitivo:
· Dificuldade
em aprender cores;
· Dificuldade
nos trabalhos de coordenação (cobrir pontinhos, pintar, etc.)
· Dificuldade
durante o processo de alfabetização (falha na identificação das letras e seus
sons)
· Dificuldade
para memorizar datas, dias da semana, meses do ano, número de telefones;
·
Dificuldade
para decorar tabuadas, fórmulas e músicas;
·
Dificuldade
para reconhecer ritmos diferentes;
·
Pouca
objetividade na resolução de problemas simples;
·
Dispersão
e desatenção;
·
Trocas de
letras;
·
Dificuldade
para generalizar as aprendizagens;
·
Desorganização
com o material escolar;
·
Lentidão
para realizar os deveres de casa.
Em relação ao aspecto emocional/comportamental:
·
Baixa
autoestima;
·
Elevado
nível de ansiedade;
·
Não se
percebe como capaz de aprender, sempre solicita ajuda do professor ou da
família;
·
Desvaloriza-se
e desvaloriza suas produções;
·
Não tem
persistência nem autonomia;
·
Frustra-se
com facilidade;
·
É uma
criança inquietas, costuma perturbar a classe;
·
Tende ao
isolamento, não tem a sensação de pertencer a um grupo;
·
Possui
pouca competência social, com um atraso de 2 a 4 anos em relação aos seus
colegas.
Para tratarmos a dificuldade de aprendizagem é imprescindível a
observação dos pais. Ao menor sinal das características acima, ou se você tem
dúvida de algum comportamento ou dificuldade escolar de seu filho, procure uma
avaliação fonoaudiológica. Ou, se tiver acesso, até uma equipe multidisciplinar
composta por fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicólogo e, por vezes, até um
neuropediatra. Não esquecendo do papel importantíssimo do professor, que além
de observar os alunos em sala de aula, também pode auxiliar no processo de
aprendizagem, tornando a aula mais motivada e dinâmica, não rotulando o aluno,
mas dando a oportunidade de descobrir o seu potencial.
Por: Bianca
Marques
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